Mary Burmeister

"Somos saúde manifesta no corpo"

Terapias Corporais

Zen-Shiatsu

Zen-Shiatsu é um método de terapia corporal que utiliza técnicas específicas de massagem, exercícios de respiração e vitalização, e alongamentos de meridianos. “Shi” significa “dedos”, e “atsu”, pressão. Estes dois termos descrevem a essência desta terapia, que utiliza a pressão dos dedos sobre o corpo.

A palavra “Zen”, neste contexto, descreve a atitude meditativa durante a sessão em curso. Assim, atenção plena, equilíbrio emocional, paciência, amor e compaixão são habilidades e atitudes que vão sendo desenvolvidas à medida em que se recebe sessões de Zen-Shiatsu. Sem novas atitudes de vida, em contraponto aos nossos hábitos, os benefícios desta prática se limitam ao bem-estar físico que ela proporciona. Daí a importância da atitude meditativa durante da sessão.

Enquanto prática terapêutica, o Zen-Shiatsu é relativamente novo, datando de meados do século 18, quando foi compilado de outras práticas de saúde mais antigas. Mas suas bases teóricas remontam as mesmas da Acupuntura, ou seja, a Tradicional Medicina Chinesa. Por assim dizer, o formato “Zen-Shiatsu” vem da tradição Soto-Zen do Budismo Japonês, na maneira como ele ainda é praticado nos monastérios desta linhagem no Japão. Uma prática meditativa e de saúde.

As consultas transcorrem ao longo de até 1 hora, com a pessoa vestida confortavelmente e, geralmente, deitada. Podem ser pontuais – para atenuar o estresse diário e dores ocasionais – ou se desdobrar em sessões periódicas que promovem uma mudança significativa na qualidade de vida da pessoa.

Jin Shin Jyutsu® Fisio-Filosofia

É uma arte ancestral de harmonização da energia vital no corpo. Foi revivida no início dos anos 1900 pelo Mestre Jiro Murai no Japão, e trazida por Mary Burmeister para o Ocidente nos anos de 1950. É uma prática registrada e reconhecida mundialmente, sendo praticada em muitos países, beneficiando milhares de pessoas.

As sessões de Jin Shin Jyutsu duram em torno de uma hora e consistem em sequências de toques gentis sobre pontos específicos do corpo, realizados sobre a roupa, com a pessoa deitada confortavelmente. Não há manipulação corporal ou uso de qualquer substância, como óleos ou cremes.

Os efeitos relaxantes do Jin Shin Jyutsu agem como terapia complementar para diversas desarmonias, como quadros de dor crônica ou aguda, fadiga, ansiedade, depressão, disfunções digestivas, do metabolismo e do sono, dentre outros.

Para aqueles que desejam simplesmente um momento de relaxamento e bem-estar, o Jin Shin Jyutsu permite que a pessoa entre em contato consigo mesma e sua capacidade de harmonizar-se. É uma experiência profundamente relaxante e restauradora.

A frequência das sessões pode ser esporádica ou regular, de uma vez por semana. Sessões em modalidade intensiva (até 2 vezes por dia), por períodos definidos, também são aconselháveis e promovem uma transformação duradoura. Não há contraindicações ou limite de idade.